Clique nas imagens para ampliar
Levantamento planialtimetrico e topográfico O levantamento planialtimétrico e topográfico é um relatório técnico, de caráter legal, que constitui um dos requisitos básicos de qualquer propriedade rural. Indispensável em grandes extensões de terra, como fazendas, o levantamento planialtimétrico e topográfico consiste no detalhamento em planta do relevo de terrenos, com identificação de coordenadas, altitude e elevações com precisão centimétrica. Para tal, este documento aplica metodologia científica e utiliza como base os dados obtidos por instrumentos de medição visual, que determinam desníveis e ângulos, com base em cotas terrestres de geolocalização.
Como consequência secundária, o levantamento planialtimétrico e topográfico é utilizado para a certificação das metragens de áreas, pois serve como ferramenta de controle de propriedades. Dessa forma, o levantamento planialtimétrico e topográfico funciona também como resguardo em casos de disputas quanto à delimitação de terrenos privados. Apesar de ser uma prática tradicional, este procedimento está suscetível a novas tecnologias, entre as quais o uso de drones é uma das mais inovadoras e benéficas já observadas.
LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO E TOPOGRÁFICO COM DRONES
As aeronaves remotamente pilotadas, chamadas de drones, têm se popularizado no setor de serviços ambientais, pois podem ser aplicadas para a execução de levantamento planialtimétrico e topográfico, por exemplo.
Enquanto o levantamento planialtimétrico e topográfico convencional exige o deslocamento e atuação de vários profissionais com caros e pesados equipamentos, como teodolitos óticos ou a laser, o mesmo serviço pode ser realizado com um drone. Munido de câmeras portáteis de alta definição, o drone cobre áreas a uma velocidade impossível de ser alcançada por profissionais em solo, e produz uma captação de dados de modo rápido e preciso, de forma automática, com representações e modelos em três dimensões de superfícies.
OUTRAS APLICAÇÕES DE DRONES EM LEVANTAMENTOS DE ÁREAS
Além de levantamento planialtimétrico e topográfico, os drones são extremamente eficazes na análise de áreas com objetivos de controle ambiental. Nesse sentido, o mesmo equipamento usado para realizar levantamentos da geolocalização de terrenos, pode ser empregado no monitoramento de áreas de risco, detectando a extração ilegal de árvores, assim como o avanço de desmatamento e crescimento urbano em áreas proibidas. É também por meio do mapeamento realizado por drones que a proteção de nascentes de rios, por exemplo, pode ser mais eficaz em todo o Brasil.
PIONEIRISMO EM TOPOGRÁFIA E LEVANTAMENTO DE ÁREAS COM DRONES
A HC2 Soluções é uma das primeiras empresas do Brasil a oferecer os serviços de mapeamento com a tecnologia de drones. Entre suas especialidades está a execução de relatórios de topográfia e levantamentos planialtimétricos, atendendo às necessidades de proprietários e administradores de grandes áreas rurais com precisão e rapidez de execução.
Entre em contato agora mesmo!
Clique no botão e entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento.
Saiba mais